segunda-feira, abril 01, 2013

Livro da semana: Bons Augúrios

Já faz algum tempo que não venho aqui escrever algo, não porque estou sem ver filmes/series, antes pelo contrário ando a ver demasiado filmes e series, porém nestes últimos dias nada que estou a ver tem despertado aquela sensação de uaua, muito bom! Desde que acabei de ver o dorama Bridal Mask, nada parece tão bom para atiçar-me a vontade de escrever. Sendo assim venho falar-vos sobre um livro que li há algum tempo atrás que é uma excelente escolha para quem quer algo leve e divertido. Estou a falar do livro “ Bons Augúrios” dos escritores: Neil Gaiman e Terry Pratchett. Desde que li Complexo de Portnoy do Philip Roth, estava a procura de outro livro tão ou mais divertido e assim foi com Bons Augúrios.

Plot: Desde o princípio do mundo, o senhor de lá de cima (Deus) como de lá em baixo (Diabo) planearam o fim do mundo, o Armagedão, a batalha entre o bem e o mal. E assim começa os preparativos para a derradeira batalha. Porém, estes dois, veêm seus planos ameaçados devido a distracção de nada mais que menos uma freira de ordem satânica que fica responsável pela troca dos bebés. Assim o anticristo acaba por parar na família errada.

Poderão perguntar: como assim, na família errada? Afinal os desígnios do Deus e do Diabo (como co-autoria) não são infalíveis? Pois bem, como o ditado já dizia, o coração tem razões que a própria razão desconhece também os intentos dos dois senhores são tão insondáveis como os seus próprios criadores.
Pessoal! Preparem-se para rir numa das histórias mais divertidas. Só o tema por se só já é cómico, agora imaginam só, uma história cheia de reviravoltas onde tudo é possível, pois estamos a falar de um texto que fundi fantasia e comédia dos lugares mais odiados ou adorados, de acordo com a preferência de cada um, o inferno e paraíso (se tal existisse). Os autores deixam bem claro de que o livro é uma sátira, jacoso e hilariante, um texto que brinca com este tema tão questionável.

Agora vamos apresentar os principais personagens que intervêm na história, deixo desde já o aviso que cada um é mais hilariante que o outro. Comecemos por falar sobre os quatros cavaleiros do apocalipse que ficam responsáveis por ajudar o anticristo nesta batalha contra o bem, são eles: Poluição, Guerra, Fome e ele o mais temível de todos a MORTE.

Querra: “A mulher de cabelos ruivos …era a correspondente de guerra com maior êxito no mundo…deslocava-se para onde havia guerra. Bom, mais ou menos. A verdade é que se deslocava para onde não havia guerra. Já tinha estado onde havia guerra”.

Fome: “ O resultado era um alimento quase impossível de distinguir de qualquer outro, a não ser por duas coisas. Primeiro, o preço, ligeiramente mais elevado e segundo o conteúdo nutricional, que era mais ou menos equivalente ao de um Walkman Sony. Não interessava quanto se comesse, perdia-se o peso. E o cabelo. E a cor da pele. E, se se comesse o suficiente durante o tempo suficiente, os sinais vitais”

Dos textos em cima, dá para perceber o tipo do humor. De início ao fim, este humor negro, típico dos Britânicos, levava-me às gargalhadas de tão bom que era, esquecia até do lugar onde eu encontrava e desatava a rir que nem uma maluca nos comboios (PS: só leio nos comboios).


Além dos engraçados anjos do inferno (cavaleiros de apocalipse), temos outras personagens como o sargento e o cabo caçador de bruxas, Shadwell (voçes vão rir muito com este) e o Newton Púlsifer. Temos também Anátema Device uma descendente da profetista Agnes Nutter, madame Tracy, uma médium, os ELES no qual faz parte o anticristo (ADÂO), 1 rapariga e 2 rapazes.

E agora as personagens mais cómicas, segundo a minha opinião, eram a serpente Crawley que mudou o nome para Crowley e o anjo Aziráfalo. Ri horrores com estes dois, as melhores falas eram da serpente e do anjo. Por estarem tanto tempo na terra sozinhos, nos últimos 2000 anos, de inimigos acabam por tornar-se amigos. E acabam também por gostar demasiado dos prazeres terrenos para quererem a sua destruição, assim estes dois, resolvem sabotar o tão desejado Armagedão. Para a serpente Crowley já é da sua natureza desobedecer as ordens do senhor de lá de baixo, já para o anjo, este defrontava-se com o dilema de transgredir as suas obrigações.

E assim ficamos todo tempo a querer saber como vai ser o final do tão desastroso plano do fim do mundo, será que o anjo e a serpente vão conseguir sabotar o Armagedão, e o antecristo? Será também que ele está a favor do Armagedão e será que os anjos do inferno vão permitir que o plano falhe? São resposta que vocês vão encontrar ao ler este divertido e hilariante livro sobre o fim do mundo! Gargalhadas estão prometidas.
Termino esta resenha com uma das frases do anticristo: Qual é a lógica de destruir o mundo para salva-lo? Alguém pode explicar-me? (PS: eu sou da mesma opinião)

Para atiçar a curiosidade de alguns, coloco alguns dos diálogos memoráveis da serpente Crowley, que de longe foi a personagens que mais fez-me rir:
 “Não sei porque estás tão chocado- admirou-se Crowley- Ele queria uma arma a sério. Não havia desejo na cabeça dele que não fosse uma arma a sério.
- Mas tu lançaste-o, armado, contra toda aquela gente desprotegida!- acusou Aziráfalo.
-Ah, isso não - defende-se Crowley- Não foi assim exactamente. Eu sou pela igualdade de oportunidades.”

Outra parte do livro que desatei a rir é quando Crowlye consegue escapar aos duques do inferno, o Hastur e o Ligur:
“CROWLEY… NÓS VAMOS GANHAR ESTA GUERRA. MAS MESMO SE A PERDÊSSEMOS, PELO MENOS NO QUE TE DIZ RESPEITO, ISSO NÃO FAZIA DIFERENÇA NENHUMA. ENQUANTO CONTINUAR A HAVER UM DEMÓNIO NO INFERNO, CROWLEY, VAIS DESEJAR QUE TIVESSES SIDO CRIADO MORTAL….OS MORTAIS PODEM TER ESPERANÇA EM MORRER OU NA REDENÇÃO.TU NÃO PODES TER ESPERANÇA EM NADA. A ÚNICA COISA QUE PODES TER ESPERANÇA É NA MISERICÓRDIA DO INFERNO.
-A sério?
NÃO. É SÓ UMA GRAÇA NOSSA.”

 Nota: 8/10


Sem comentários :