terça-feira, abril 30, 2013

Filme da semana: Chugyeogja / The Chaser

Há muito tempo que já estava na lista dos filmes pra ver, mas só agora tive vontade de vê-lo, e arrependo muito de não o ter visto mais cedo. Este filme é simplesmente sensacional, arrebatador, angustiante e incrível. Raramente, eu fico desapontada com o cinema sul coreano, e este filme é uma das razões, de eu amar tanto este cinema que cada vez me surpreende pela qualidade das suas obras. Angustiante, prende a nossa atenção de uma maneira que poucos conseguem e os nossos nervos ficam a flor-da-pele, tanto pela incompetência dos polícias, que é demonstrada, como pela perseguição da personagem principal em busca da vítima. Este filme fez-me lembrar bastante de outra obra do cinema sul coreano, “Memórias de um assassino” que despertou-me os mesmos sentimentos, ao mesclar a violência, o crime, o suspense e sem deixar de lado o humor que já é típico deste cinema.


Plot: Eom Joong-ho (Kim Yoon Seok) é um ex-polícia, agora proxeneta que está preocupado com o dinheiro que tem perdido pela fuga das prostitutas que ele toma conta. Ele manda a Kim Mi-jin  (Seo Young-hee) encontrar-se com um cliente, mas logo dá-se conta que a pessoa o qual a Mi- Jin vai encontrar é a mesma pessoa que também requisitou as últimas prostitutas desaparecidas. Ele assim pensa, que as raparigas estão a ser vendidas, porém algo pior tem acontecido, as raparigas estão a ser assassinadas. Cheguei a pensar, pelo título, que o filme era sobre a perseguição do proxeneta ao serial killer, porém o filme toma outro rumo. Aliás, neste filme nada é previsível, quando pensei que a estória tinha chegado ao fim, as coisas complicavam ainda mais.

 
The Chaser além de ser um suspense policial também faz um pouco de crítica sobre a justiça e o sistema jurídico. Como é possível que o caso do político, que levou com as fezes na cara, ser considerado mais importante que um serial killer ter confessado os crimes que cometeu? A nossa frustração perante a incompetência dos polícias no caso do desaparecimento da prostituta é algo desesperadora. Em outra instância temos o nosso herói Eom Joong-ho, não chega a ser o típico herói, pois além de ser um proxeneta, no início ele apenas estava preocupado em rever a sua “mercadoria” e com isto, o seu dinheiro. Porém quando é confrontado pela culpa do desaparecimento da Mi-jin, e de esta ter uma filha pequena de 7 anos, ele começa numa corrida contra o tempo para tentar salvar a vida da Mi-jin, que acreditada que ainda está viva. Nós também somos levados por esta busca desenfreada pelas ruas de Seul e até torcemos por um final feliz. Este filme consegue nos fazer sentir humanos e chega a até de nos comover com algumas das cenas ao deparar com a impotência das vítimas perante um psicopata mais cruel e lunático que já vi, desde "I saw the Devil". Em relação às atuações nem é preciso comentar, como sempre, incríveis. Os actores conseguiram passar uma sensação de realidade que é impossível ficar indiferente. 

Confesso que não sou muito dada a género policial mas este filme é uma excepção, é simplesmente incrível, já nem sei o que dizer para convencer-vos a verem este filme o quanto antes, além da quantidade de prémio que este filme ganhou aquando da sua estreia e de ter-se pensado fazer um remake hollywodiano, mas felizmente, até agora, isto ficou apenas na idealização. Porém penso, que não vai demorar muito para sair um remake. O único lado bom dos remakes, é de ser uma oportunidade das pessoas conhecerem outro tipo de cinema, além do habitual Hollywood. Então antes de sair o remake,  corra para ver o original, pois na grande maioria dos casos, os remake são decepções em relação ao produto original.

Aqui vai o trailer:

Sem comentários :