quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Filme da semana: Secret (Bùnéng shuō de mìmì)

Hoje venho vos falar sobre um filme que foi uma agradável surpresa. Bu neng shuo de mi mi que literalmente traduzido significa "O segredo que não pode ser contado" é um filme taiwanês de 2007. Eu sinceramente com o inicio não estava a espera que o filme tornasse em algo tão belo e poético. Uma coisa eu posso garantir-vos: Os orientais sabem fazer romances, os melhores romances que já vi, são sempre dos países do sol nascente e este filme é um exemplo do melhor que se faz por aqueles lados.
 
Plot: A história começa com um jovem talentoso pianista, Xiang Lu (Jay Chou) que é transferido para uma escola de música. Logo no primeiro dia, ao ouvir uma bela melodia, ele conhece a Lu Xia (Lun Mei Kwai). Esta, admite que estava a tocar a música mas não lhe diz o nome da música referindo-se que se trata de um segredo. A amizade dos dois cresce e os sentimentos acabam por levar a algo mais entre os dois jovens. 

Bem até aqui não temos nada de novo, porém já na metade, a historia muda de tal forma intrigante que passamos o resto do filme a tentar descobrir o mistério que o envolve. A simplicidade das cenas, a interpretação dos actores, a fotografia e como não podia deixar de ser a música são elementos que fizeram deste filme um autêntico poema. O final? Arrepiei-me toda com o final... lindo, magnifico, surpreendente, deslumbrante,  comovente, romântico, nem tenho adjectivo para o descrever.  A cena do duelo foi uma das  tantas que gostei, incriiiiiiiiiiiivel. Eu que sou toda ignorante quando o assunto é piano, ainda hei-de aprender tocar algum instrumento antes de eu morrer achei a cena tão linnnnnnnnnnda, é impossivel não gostar, vibrar com as interpretação dos actores, eles foram simplesmente geniais. A banda sonora foi outro elemento que fez deste filme algo único. Serio!!! A música que toca na ultima cena é de uma qualidade incrivel, fiquei deslumbrada com aquilo.


Se ainda não viram o filme, está mais que recomendado. ah por favor não vão procurar saber mais do argumento, pois a beleza e a magia toda deste filme está em descobrir o enredo. Eu sou daquelas que ama descobrir que um simples filme à primeira vista pode se tornar algo único e belo. Este filme juntamente com the classic que já aqui falei é daqueles que a magia toda está no argumento super, hiper e mega original. Faz um favor a ti próprio: vá ver o filme sem querer saber antes a historia, simplesmente veja porque alguém te recomendou ou simplesmente por querer ver e sem esperar nada em troca. Garanto que vais surpreender e muito!!

" Siga as notas para começar a jornada"
"A primeira vista é a marca do destino" 
"Quando a viagem terminar, o retorno depende das notas apressadas" 

Como seria de esperar o filme ganhou vários prémios e estreou em alguns festivais internacionais (São Francisco). Deixo-vos aqui o trailer:

Link de download: Existe online e legendado no youtube http://www.youtube.com/watch?v=pt8l_Qq-nwc

3 comentários :

Miguel disse...

já o tenho há algum tempo, embora por uma coisa ou outra tenha sido sempre relegado na altura da escolha. fica a sugestão.

Valber disse...

gostaria de saber os nomes exatos das musicas que são tocadas ao piano...

Valber disse...

gostaria de saber os nomes exatos das musicas que são tocadas ao piano...