sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Livro da semana: Versículos Satânicos

Versículos satânicos foi um livro muito difícil de ler e vai ser ainda mais difícil falar sobre ele. É um livro rico em detalhes e factos históricos tornando assim a sua historia complexa para ser descrita. Este livro foi a razão do escritor Salman Rashdie ser condenado à morte pelos líder islâmicos. Salman Rashdie esteve durante muito tempo sobre protecção dada as ameaças que recebeu teve a sua "cabeça a prémio" por parte dos muçulmanos extremistas. Devo confessar que este facto foi a principal razão de eu ter lido o livro, afinal queria saber o que ele escreveu de tão ofensivo para provocar a ira dos religiosos.

Plot: Um voo de Índia para Londres explode nas alturas devido a uma ameaça de bomba por parte dos terroristas. Nesta explosão dois homem (Gibreel e Salman) Indo-mulçumanos iniciam uma queda livre para o oceano. Salman por uma estranha metamorfose transforma-se num Diabo "literalmente", crescem-lhe chifres, caudas e começa a emanar fumos sulfurosos com odor horrível. Gibreel não tem uma transformação externa mais algo como uma aura de um anjo lhe afigura no corpo. Salman revoltado pela sua transformação, procura vingança no Gibreel por este não o ter ajudado quando precisava. Gibreel por sua vez começa a ter estranhos sonhos e começa por convencer-se a si mesmo de que ele é o arcanjo Gabriel que veio para salvar a Inglaterra.
Mas o livro é mais complexo que isto, pois através dos sonhos do Gibreel, o escritor faz uma subtil critica à religião. No sonho passamos a conhecer um pouco do islamismo e do profeta Mahound. Os versículos satânicos refere-se a alguns versos do Corão que retrata de um episódio de vida do profeta Mahound. Antigamente existiam vários deuses que eram também venerados pelos povos. Entre estas divindades encontrava-se três deusas: Al-lat, Al-uzza e Manat. O profeta para poder ganhar "seguidores" acabou por reconhecer estas três deusas como iguais. Porém depois de ter o apoio do povo ele veio desmentir, dizendo que os versículos no qual ele reconheceu estas divindades não foi transmitido por Deus mas sim pelo Satanás, daí surge o nome dos versículos satânicos aos versos. 
Bem até aqui dá para perceber o que o escritor quis expor. Ao longo do livro há ainda mais criticas à religião como por exemplo: o poder centrar-se apenas em homens ou a questão dos homens poderem ter mais que uma esposa. Há um episódio no livro bastante violento que é o apedrejamento de um bebé pelos peregrinos, a razão? o bebé ser ilegítimo. 

Devo confessar que eu sei muito pouco sobre o islamismo mas é impossível ler este livro e ficar indiferente. Este livro veio confirmar ainda mais a minha convicção sobre a religião, nenhuma vale a pena todos só querem ganhar "fieis=dinheiro" e são farinha do mesmo saco que a politica, só serve para fazer guerra. Sério eu não percebo como é que no dia de hoje as pessoas cometem atrocidades em nome da religião. Mas ao dizer religião estou a referir a TODAS religiões, quer islamismo, cristianismo, hinduísmo e por ai vai....

Foi um livro difícil de ler e confesso que estive quase por desistir da leitura no inicio, pois só a partir da centésima pagina que comecei a perceber a história. Esta, alternava entre a realidade e sonho e o escritor reunia fatos verídicos com fantasias. Porém quase pela metade, a leitura torna mais corriqueira e fácil de assimilar. MUITAS coisas acontecem e é assim difícil descrever toda a historia mas devo confessar que valeu a pena de ter persistido no livro e acabar a leitura, tanto pelos factos históricos que este livro contém como pela cultura, que deu para reconhecer que o escritor tem bastante e em diferentes assuntos. Porém não é um livro que repetirei, com certeza a leitura.

NOTA: 7/10

Sem comentários :