quinta-feira, outubro 08, 2020

Top 10 melhores dramas chineses

Bem hoje queria vos trazer meu top 10 dos melhores dramas chineses. Acho que muitos não vão concordar comigo quanto aos dramas chineses pois já reparei que a maioria prefere romances ou estória de palácio. A china tem muito contexto histórico por isso material com que trabalhar não falta. E historias envolvendo seres místicos, deuses, demónios não falta por aí. Eu confesso que não só muito fã de fantasias com dose de romance (estou a ver pra ti "Eternal Love") os efeitos especiais são péssimos e dá a sensação que estou a ver filmes de 20 anos atrás. Então os preferidos da maioria não vão estar na minha lista, podem sempre comentar com as vossas preferências. 

Eu normalmente vejo de tudo e procuro sempre estórias que traz algo de novo ou simplesmente interessante o suficiente pra me fazer finalizar o drama, pois ao contrário dos dramas coreanos e japonese, os dramas chineses são bastante longos. Outra coisa, não vão encontrar dramas contemporâneo na minha lista pois quando se trata de dramas chineses a minha preferência vai pra os históricos baseadas nas várias dinastias que a China teve, sempre há coisas a aprender e os trajes são lindos de morrer.

10. Tribes and Empires: Storm of prophecy


Tenho uma relação de amor e ódio com este drama. Ponderei muito antes de pô-lo na lista pois bem que poderia estar no numero 1 como facilmente fora do meu top 10. A contradição com este drama é muito e eu vou vos explicar a razão... 

Este drama tinha o potencial de ser o melhor drama produzido, não só da China mas de tudo que eu já vi. Acho que o maior problema deste drama foi que ambicionaram muito e no final não conseguiram manter a qualidade ou continuar com o que estava planeado. Do que li, a produção esgotou o orçamento todo que tinha só na primeira temporada daí o final aberto que teve. A temporada acaba e dá a sensação que os 75 episódios foi só introdução da verdadeira estória que há-de vir, pois a profecia (que mencionam desde o primeiro capitulo) nunca acontece. Daí meu ódio pois sei que não há continuação e sofro só de pensar que não vou saber o fim destas personagens. 

O drama passasse no mundo ficcional chamado "Novoland" e baseia em três personagens principais: Muyun Sheng, Muru hanjiang e Shuofeng. Muyun Sheng é filho de um espírito e do imperador e herdou os poderes da mãe. Segundo a profecia, se algum dia ele tornar-se imperador, vai trazer caos e destruição para a nação. Por isso ele é o menos favorecido dos irmãos e vive recluso do palácio. Muru Hanjiang por sua vez vem de uma família de generais. O palácio e o império estão sob a proteção da família Muru mas segundo a profecia Hanjiang vai trair o atual imperador e se tornar o próximo imperador. Por causa da profecia ele também é abandonado pela família. Os dois acabam por tornar-se amigos e Hanjiang o protetor do Muyn Sheng. Por último temos o Shoufen. A sua família é morta pelos soldados do império e ele promete se vingar ao unificar todas as tribos nómadas contra o império. 


9. A love so beautiful


Mudando agora de género, o próximo da lista é o super fofo, mega doce " A love so beautiful" ou em português "Um amor tão lindo". Para os românticos de plantão, juro que não há outro drama mais fofo que esse. Passei os episódios todos a sorrir para a tela que nem uma maluca e o efeito borboleta é forte com este drama, vos digo! A triste verdade é que vejo os dramas de romance só para curar a falta de romance que há na minha vida kkkkk, vida triste essa que tenho!. 

"A love so beautiful" conta a estória de Xiaoxi que nutre uma paixão obsessiva para com o vizinho e colega de turma Jiang Chen. Ela persegue o rapaz e faz de tudo para conquistá-lo. Rimos e choramos com os altos e baixos de Xiaoxi. Para quem já viu Playfull kiss ou Itazura na Kiss podem achar similaridades entre estas estórias ou até mesmo achar que é remake mas garanto que apesar de serem semelhantes são bastante diferentes. Ao contrário de Itazura na kiss que eu passei o drama todo a odiar a protagonista pela falta de orgulho por se rebaixar ao crush, com este drama eu passei o tempo todo a rir das trapalhadas da nossa protagonista. Viajei no tempo com este drama, voltei à época da primeira paixão, declaração, rejeição, primeiro beijo, as amizades de escolas. Acho que o grande sucesso do drama deveu-se a direção que conseguiu com maestria trazer à tela o efeito nostálgico do primeiro amor da adolescência. 

Ps: Confesso que não gostei da atuação do ator Hu Yitian como Jiang Chen mas a protagonista é tão fofa e engraçada que esqueci desde pormenor. Podem conferir o trailer em baixo: 


8. Sunddenly this summer



Continuando no género de romance, mas do tipo de romance pra chorar em vez de rir, temos Suddenly this summer. Preparem os vossos corações que vão sofrer muito com esse drama. O sofrimento começa desde o início e continua até o ultimo episódio já vos digo. Sabem quando o teu coração é triturado em mil pedaços e começas a praguejar para a tela e perguntar deuses e ao mundo o porquê dos nossos protagonistas sofrer assim? E não vejamos a hora deles finalmente ficarem juntos porque simplesmente nasceram um pra o outro? Pois é, esse drama tem este efeito, chorei horrores com este casal. Gostei principalmente como abordaram o romance pois o sentimento entre os protagonistas não é algo que acontece de repente e do nada. Gostei o ritmo da série e como aborda varias questões como o inico da vida universitária a escolha dos estudos, a carreira, vida adulta, a amizade, relacionalmente a distancia, e as amizades que se perdem com o tempo. O drama divide-se em três parte: na escola secundária, na universidade e por último já na fase adulta com os protagonistas a enfrentarem a realidade da vida. 

O casal teve muita química e a atuação dos dois foi magnífica. A atriz tornou-se facilmente a minha favorita, gostei como natural a atuação dela foi e claro Bai Yu nem precisa de elogios, como sempre ele arrasou. 


7. Battle of changsha



O próximo da lista é "Battle of Changsha", drama histórico baseado sobre a invasão japonesa durante a segunda guerra mundial a cidade Changsha. A estória acompanha a família Hu antes e após a invasão japonese e vemos as mudanças que a guerra provoca e as consequências do mesmo. A primeira metade do drama é bastante engraçado pois é apenas uma pequena introdução a família Hu, conhecemos cada membro e rimos das peripécias dos gémeos Xianjiang e Xiangxiang. 

Apesar de ser um drama sobre a segunda guerra mundial, a batalha não era o principal foco do drama em si. Há claro cenas de batalhas, chegamos mesmo a torcer para com os soldados chineses contra os japoneses mas o foco do drama era a família Hu, as perdas, o sacrifício de cada um. A família Hu foi a alma e o coração deste drama, principalmente o cunhado Junshan. Já na segunda metade do drama quando já estamos cativados a esta família preparem os vossos corações pois o sofrimento será avassalador. Chorei horrores com este drama, as lágrimas eram tanto que nem conseguia ver a tela à minha frente. Confesso que não estava preparada para os acontecimentos do drama mesmo sabendo que se tratava sobre a segunda guerra mundial. O meu coração já não aguentava de tantas emoções, acho que nunca sofri tanto com uma série como foi com este.


6. Nirvana in fire II


O sexto da lista é o fabuloso Nirvana in fire II. Para quem já viu Nirvana in fire I já sabe o nível de qualidade que pode estar a espera desta produção. Apesar de Nirvana in fire II não ser a continuação do primeiro, este consegue conquistar o seu lugar como um dos melhores dramas produzido vindo da china. A estória passasse alguns anos após o primeiro nirvana in fire ainda durante o período das dinastias norte e sul. A dinastia Liang (o sul) é protegida pelo exército Changlin sob o comando de Tingsheng, ele é também irmão adotivo e primo do imperador. 

Após a morte do imperador são várias as conspirações dos membros da família real contra Tingshen pois eles o veem como uma ameaça ao trono dada a influencia dele sobre o exército. O drama está recheado de esquemas, guerras, traição. Há também drama familiar e podem contar com várias cenas de arrancar lágrimas mesmo aos menos sensíveis. 

Para quem já viu nirvana in fire I e queira saber a relação com este, ficam já a saber que o Tingsheng é o rapazinho que o Mei Changsu protege (no inicio dos episódios, o filho do amigo/primo, o Príncipe Qi) e que o "Crown prince" adota nos finais do episodio de NIF I. Tendo como mestre o Mei changsu e como o pai, "crown prince" podem já ter uma ideia do caracter do Tingsheng e a lealdade dele para com o irmão/primo (o actual imperador) dai o suposto golpe que muitos do palácio estavam preocupados era algo inconcebível. Muitos aproveitam desse medo da família real e tentam destruir o exército Changlin e consequentemente o império. 

Podem ver Nirvana in fire II sem antes de ver o primeiro (não vão ficar perdidos pois não é uma continuação) mas definitivamente pra apreciar a estória no seu todo e o passado destas personagens recomendo a verem Nirvana in fire I antes.


5. Joy of Life


Para quem acompanha o blog já sabe o quanto amei "Joy of life" e o considero como um dos melhores de 2019. Podem ler a postagem do drama aqui: http://cinemacommaryssol.blogspot.com/2020/06/drama-da-semana-joy-of-life.html

Este drama agradará gregos e troianos pois o tom cómico e o clima tenso do drama nos faz devorar os capítulos em poucos dias. Se fores um novato a dramas Chineses, este é o drama perfeito pra iniciares o vício. Só quero vos dizer que ainda não terminei de ler o webnovel desde a última resenha em junho. Não me julguem não é por falta de interesse, pois o webnovel é super longo com 700 capítulos e ler online não é a mesma coisa que ler um livro. 

4. Go ahead


Go ahead até agora é o melhor drama de 2020. Apesar do sucesso que teve aquando da sua estreia eu demorei muito pra vê-lo, pois o género drama não faz meu estilo. Mordei a língua pois fiquei viciada desde o primeiro capitulo e foi impossível parar de pensar sobre esta estória e desprender-me destas personagens após o término. A estória é linda e te emociona de início ao fim, vale a pena cada segundo. Acho que este drama merece uma resenha só dela pois precisamos de falar sobre cada uma destas personagens em detalhe. A família que todo mundo inveja e o motivo de várias lágrimas derramada ao longo dos 40 episódios. 

A estória revolve em torno de três personagens que crescem como irmãos apesar de não partilharem o mesmo sangue. Ling Xiao é abandonado pela mãe e como o pai é polícia, trabalha o tempo todo, ele acaba aos cuidados do vizinho viúvo Li Haechao que é dono de um restaurante. Li Haechao por sua vez tem uma filha, Li Jianjian e acaba também por adotar He Ziqiu, que é outra criança abandonada pela mãe. Os dois vizinhos decidem criar as três crianças como uma família. 

Agora preparem os vossos corações que a estória é extremamente emocionante. A trama aborda questões como: As expectativas que os pais têm dos filhos, a pressão que exercem nos filhos, trauma que os pais causam aos filhos, o abandono, mágoa e o distanciamento que a realidade da vida adulta traz. Tudo isso é abordado de uma maneira tão singela e real que é impossível ficar indiferente. 

Palmas para o Actor Song Yan, pois se existisse trofeu pai do ano, esse seria para Li Haechao. Há uma cena que ele fica bêbado e começa a chorar pois por mais amor que ele tenha dado às estas três crianças, os outros sempre o faziam lembrar que ele não era o pai biológico (Chorei horrores nesta cena!!!). A atuação de todo o elenco foi magnífica mas principalmente das crianças. Acho que nunca fiquei tão impressionada por uma atuação vinda de crianças tão novas, foi digna de óscares. Steven Zhang já o tinha visto em "My hucleberry friends" mas neste drama ele se superou e muito. As cenas dele com o pai foram de massacrar o coração pois era impossível ficar imune às lágrimas dos dois. 

As músicas deste drama tornavam as cenas ainda mais tristes... o que dizer da música "I will stay here"!!??? Principalmente no refrão: "...Boa noite e adeus meu filho, vou ficar aqui a ver-te voar pra longe....". Mas o meu preferido sem dúvida é o tema de abertura. Podem conferir no vídeo em baixo:


Go ahead é o melhor drama familiar que já vi, fará emocionar qualquer coração de pedra. Os diálogos eram magníficos e sem sombra de dúvida merece o top 5 dos melhores dramas vindo da China. 

3. Story of Minglan


Um drama que comecei a ver sem nenhuma expectativa mas que rapidamente tornou-se um dos meus favoritos, Story of Minglan. 

Minglan é filha de uma família nobre mas por causa de a sua mãe ser concubina ela se vê marginalizada pela família do pai e o único amor que recebe após a morte da mãe é da avó. Ela é inteligente, perspicaz mas nunca demonstra os seus verdadeiros talentos pois ela tem consciência que ao se sobressair das suas irmãs ela só trará problemas. Assim mantem-se longe na obscuridade e nunca demostra interesse nos esquemas dos outros, fazendo-os acreditar na sua falta de ambição, ela nunca representará uma ameaça. 

Bem Story de Minglan é um drama que te conquista aos poucos, o ritmo é lento e o desenvolvimento dos personagens leva seu tempo, mas em nenhum momento foi aborrecido. A meu ver acho que a estória precisava mesmo desse ritmo devagar para nos fazer entender o porquê do caracter de cada uma destas personagens. A série é uma jornada da vida de Minglan, desde criança até a vida adulta e estejam preparados pois são 78 episódios, mas garanto que valerá a pena. A escrita é muito inteligente e os diálogos sempre traziam algo a nos fazer pensar e o crescimento de cada personagem ao longo da trama é digno de aplausos. Devo mencionar que a escritora é a mesma por detrás da série "Battle of Changsha" por isso podem contar sem medo, com a qualidade da obra (definitivamente acompanharei mais projetos dela no futuro). 

Story of Minglan fez-me lembrar muito de orgulho e preconceito, não que a estória seja parecida com esta, mas no geral no seu contexto histórico onde a sociedade espera virtude sempre da mulher mas nunca do homem, onde a mulher não tem nenhuma ambição a não ser arranjar uma "boa" proposta de casamento, um homem com quem se apoiar. Minglan também não foge a regra, quando a proposta se lhe apresenta ela se casa, tendo a plena consciência que o homem à sua frente nunca foi seu primeiro amor. 

A segunda metade do drama segue a vida de Minglan já casada, os obstáculos que ela enfrenta não só pela qualidade de ser mulher e ser pressionada a partilhar o marido mas também pelas ameaças que a família enfrenta. Conseguimos então ver a verdadeira faceta da nossa heroína, a astúcia que escondia durante anos se revela finalmente. 


2. Story of yanxi palace

O segundo da lista temos "Story of Yanxi Palace" e podem ler a resenha no link em baixo: http://cinemacommaryssol.blogspot.com/2020/05/drama-da-semana-story-of-yanxi-palace_25.html: O que mais gostei desta estória é da nossa heroína, Wei Ying Lou, pois foi uma personagem foda que além de esperta e trapaceira ela era má. Estou cansada de ver protagonistas boas e altruístas na tela. Será que os escritores não sabem a diferença de ser boa pessoa e de ser idiota? A idealização da maioria das heroínas é algo irreal. Pois todos somos humanos, nada é mais natural de ter odio, rancor de querer pagar na mesma moeda o mal que te fazem. 


Story of Yanxi Palace foi um drama que apesar de ser longo acabas a série ainda querendo mais. Adorava ver como a nossa heroína descartava e vingava de cada um que lhe tramava a vida. Wei Ying Lou é a personagem que ninguém quer ter como inimiga, pois ela não perdoava. Olho por olho, dente por dente era a filosofia dela 

1. Nirvana in Fire


O primeiro da lista como seria de esperar é o fabuloso Nirvana in fire I. Nirvarna in fire não é só o melhor drama da China como é o melhor drama que já vi na vida. Ainda não vi nenhuma série que conseguiu superar a qualidade de Nirvana in fire. Melhor estória, cinematografia, atuação, produção, tudo neste drama foi impecável de início ao fim, não mudava nem uma vírgula desta estória incrível. Se gostares de personagens inteligentes, esquemas, batalhas, artes marciais, intrigas politica, vingança, irmandade e uma dose de comédia este drama é perfeito. 

Durante a batalha entre a dinastia do norte (Wei) e do sul (Liang), o general Lin Xie é acusado pelos rivais políticos de traição. Pela ordem do imperador os 70mil exércitos sob o comando do general Lin Xie são mortos e o único que consegue sobreviver durante o massacre é o filho do general, Lin Shu de 19 anos. Após 12 anos Lin Shu volta a capital sob o pseudónimo de Mei Changsu, um dos maiores mestre de luta e um famoso estrategista. Mei Changsu volta a capital com o objetivo de trazer a honra ao exército Chiyan e ajudar o amigo, o príncipe Xiao Jinngyan, a conquistar o trono. 

O drama é baseado no romance "lang ya bang". Não sei quanto ao livro mas a série se superou a tudo que já vi. O ponto forte sem dúvida foram os diálogos entre as personagens. Estes eram pura poesia, mesmo que haja muita perda na tradução ainda consegue-se tirar a beleza em casa frase. A escrita é sem dúvida um dos melhores e está recheada de metáforas e significados. Tudo é minuciosamente executado, os detalhes de cada cena, as expressões de cada personagem. Não é simplesmente um estória de vingança, o nosso herói não busca uma mera satisfação de castigar os culpados, mas sim de redenção, fazer a verdade prevalecer e dos responsáveis realizarem da gravidade das suas ações e isso é muito mais difícil.

Nirvana in fire é sem dúvida a série que mais recomendo. Porém se fores um novato às séries asiáticas não recomendo Nirvana in fire, pois vais ficar perdido a acompanhar a trama. Pois temos várias personagens (podem contar com 20 ou mais) e é difícil memorizar saber quem é quem na estória e as relações entre as personagens. Além de que há vários termos/títulos que serão novos pra ti, por exemplo princess dowager, termo que se refere rainha-mãe, mãe do imperador. Nirvana in fire é uma série que merece toda a sua atenção e mesmo para os mais experientes é necessário as vezes de fazer um mapa das relações entre as personagens para não ficar perdido com a estória. 

Não desistem após os primeiros episódios, pois quando já estás mais à vontade com as personagens vais realizar o quanto espetacular este drama é (recomendo a dar uma olhada à sua pagina na imdb). É uma série inteligente, onde estás constantemente a usar teu cérebro para conseguir estar a par das personagens (as vezes me achava burra em relação às personagens) por isso aconselho a vê-lo sozinho, longe de distrações. 



Como já devem ter reparado, os dramas que mencionei todos derramei oceanos de lágrimas e passei o tempo todo a gritar pra meu computador. Eu raramente me emociono a ver filmes ou séries ocidentais, mas após descobrir este mundo asiático a palavra emoção se tornou corriqueira no meu dicionário, tornei-me numa manteiga derretida. A grande diferença das séries ocidentais, os asiáticos gostam muito de puxar pelo lado emotivo da pessoas, quer queira a provocar choro, riso ou nervos , simplesmente não consegues ficar indiferente. E foi principalmente isso que me cativou. 

Deem uma chance as obras do outro lado do atlântico e garanto que um novo mundo de filmes e séries sensacionais abrirá a vossa frente. 

PS: Todas as séries que mencionei podem encontrar no youtube porém as legendas são em inglês.

Sem comentários :