terça-feira, junho 02, 2020

Drama da semana: Joy of life

Bem meus amores, como se encontram com esta quarentena? Espero que ainda tenham um pouco de sanidade com toda esta loucura que tem acontecido nos últimos tempos. Não só do vírus mas da falta de humanidade que se tem visto nos últimos tempos. Estou a falar do caso do George Floyd e de tantos outros casos que se tem verificado no mundo fora. As vezes, dá vontade de perder-se numa ilha deserta e nunca mais voltar a civilização. Bem enquanto não tiver oportunidade de fugir pra uma ilha deserta contento-me por perder no mundo de fantasias com filmes e séries. Hoje queria vos trazer um drama que fez-me rir muito e esquecer um pouco da loucura da realidade. O drama em questão é “Joy of life” ou se quiserem em português “alegria da vida”. O drama é baseado num webdrama online escrito por Mao Ni, se quiserem ler o webdrama é basta fazer uma pesquisa no Google que encontra-o facilmente.

Joy of life começa com a premissa: Como seria se e tivermos a chance de viver no passado com as memória do presente? Bem deixa-me explicar-vos o seguinte… pelo que percebi a China censura tudo o que for viagem no tempo na teledramaturgia. E como no webdrama, a personagem principal viaja no tempo para a época passada, isso foi como os escritores resolveram explicar ou arranjar alternativas quanto a viagem no tempo do personagem. Assim a estória começa no tempo persente com a personagem principal a escrever um romance se ele tivesse oportunidade de nascer no passado mas com a memória da época presente, como seria?

Bem a sinopse de Joy of life é simples, a estória gira em torno de uma única personagem, Fan Xian. Fan Xian é filho bastardo de uma família nobre e a única coisa que ele queria da vida era viver feliz sem preocupações de dinheiro ou intrigas do palácio. Mas infelizmente devido aos vários acontecimentos envolvendo seu nascimento, ele se vê envolvido nas tramas do palácio e das brigas entre os principies. Ele está prometido a casar com a sobrinha do imperador e assim herdar a posição de tesoureiro da fortuna real.

Joy of life tem tudo pra agradar ao público… acção, drama, intrigas, traição, romance, artes marciais e uma boa dose de comédia pra te fazer esquecer dos dias difíceis. Como sempre vou mencionar as diversas razões de eu amar tanto a série e de o considerar o melhor do ano 2019. Volto a mencionar…. não fiquem com medo do número dos episódios e nem de ser em mandarim, pois garanto que vão se divertir e muito. Gostei tanto da série e o último episódio deixou-me a beira de um ataque de nervos, que fui logo ler webnovel, pois não podia ficar sem saber do final. A webnovel tem cerca de 700 capítulos e eu estou apenas nos 300 ahahaha. Do que li até agora, posso dizer que os escritores fizeram um excelente trabalho na primeira temporada, pois o material a trabalhar é muito e conseguiram com maestria colocar na tela grande parte das cenas importantes da estória. Para quem não saiba, a série terá 3 temporadas por isso podem ficar tranquilas com o último episódio pois definitivamente terão mais da trama.

 1)      Personagens

Como sempre pra uma série ser boa há que ter óptimas personagens. Personagens que crescem ao longo dos episódios. Alguns vamos odiar com todas as nossas células do corpo, outros vamos amar e desejar que não tivessem o fim que tiveram mas principalmente personagens intrigantes que nunca advínhamos os motivos por trás das suas acções.

O primeiro da lista é o nosso personagem principal da estória, Fan Xian. Sério!!! Nunca mas nunca vi um personagem como este…. Fan xian é esperto, trapaceiro, sarcástico, mau mas muito, muito engraçado. Ele sempre tinha uma desculpa na ponta da língua e ninguém o conseguia ganhar em termos de argumentos, dava sempre jeito de se safar das situações. Grande parte cómica da série deve-se a ele. As cenas dele com Wang rendiam sempre gargalhadas, os dois actores tiveram muita química, podem conferir um pouco no vídeo em baixo:

Nunca tinha visto o actor Zhang Rou mas após este personagem ele tornou-se um dos meus favoritos. As caras e bocas que fazia eram hilárias.

Outra personagem que não poderia deixar de mencionar seria o imperador. O imperador é uma personagem misteriosa pois nunca sabemos o real motivo atrás das suas acções. Ele sempre protege Fan Xian das encrencas que ele arranja mas será que é por um bom motivo? Pois não sabemos e isso torna tudo mais interessante, pois temos a sensação que há sempre algo a mais nesta estória e queremos saber o real motivo do imperador. Definitivamente ele não fica atrás de Fan Xian em termos de manipular e trapacear as pessoas.

Temos também Chen Ping Ping que é o director do Overwatch que é uma espécie de uma organização sob o comando do palácio responsável por tudo da cidade, desde o exército ao departamento de publicações (media do presente) e até espionagem. Podemos dizer que é o governo do presente diga-se assim…. Overwatch council tem poder absoluto e só responde ao comando do imperador. Chen Ping Ping tornasse assim uma personagem interessante de acompanhar pois nunca ficámo-nos a saber se o seu real objectivo é o mesmo do imperador, ou se ele tem seus planos à parte e quando mostrará a verdadeira faceta. Ele também é outro protector de Fan xian e tem grande ambições por este herdar o overwatch council no futuro. Mas será que há mais por detrás desse interesse em Fan xian?


Há muitas outras personagens de relevo como a suposta vilã (a irmã do imperador), os principies, Fan rou rou ou o engraçado Fan ZizHe, mas infelizmente não há tempo de falar sobre cada um em detalhe. 

2)      Comédia

Bem a comédia foi outro dos motivos do sucesso deste drama. Realmente conseguiram transmitir o tom cómico do webnovel. Não esqueçamos que o nosso personagem principal é do presente então várias partes cómicas do webnovel faz referências a época actual e na série conseguirem levar todas essas referências e trazer cenas hilariantes aos espectadores. Apesar das legendas serem excelentes, pelo que andei a pesquisar na net, grande parte da comédia perde-se na tradução, pois há muitas piadas referentes a característica linguística/caracteres do mandarim ou da pronunciação de várias palavras similares. Há um vídeo no youtube (canal Avenue X) que explica várias cenas que para quem não é fluente em mandarim passa-se por lado (deixo o link pra quem tenha curiosidade https://www.youtube.com/watch?v=BtMRGlIq3SQ). Bem eu já estava à espera de “lost in translation” mas mesmo assim a série no seu todo é simplesmente hilariante. Gostei como mesclaram comédia, mesmos nos momentos mais sérios. Há uma cena que eu estava a chorar e desatei a rir que nem uma maluca….Há momentos engraçados praticamente em todos os episódios.

3)      Arte marciais

Para quem é fã de artes marciais este drama oferece o melhor dos melhores. Eu realmente gosto quando as cenas de lutas são bem-feitas. Odeio quando o estilo wuxia tem mais fantasia do que propriamente artes marciais. Felizmente Joy of life tem óptimas coreografias de lutas. O webnovel faz referência de quatro grandes mestres de artes marciais mas infelizmente na primeira temporada ainda não vemos muito destas personagens, só espero que haja mais cenas no futuro. E claro falando de artes marciais não podemos deixar de mencionar o personagem "foda", o nosso querido tio Wu zhu.  Muitas revelações quanto a esta personagem ainda há-de de vir pelo que já li do novel. 

4)      O ritmo da trama

A primeira temporada tem 46 episódios e nem por um momento foi enfadonha. A trama desenrola fácil e há sempre algo a acontecer que nos prende o interesse. Há muitas reviravoltas e a intriga politica da trama deixa-nos a beira de um ataque de nervos a tentar adivinhar o que vem a seguir. Há também muito suspense e acção o que agradará aos fãs deste género (várias cenas deixou-me com o "coração na mão"). 

Gostei muito como adaptaram as situações à serie pois o webnovel como já mencionei é enorme e oferece muito material com que trabalhar. Outra coisa que gostei muito deste drama é que todas as personagens têm relevo pra a estória.

Deixo-vos com o trailer e definitivamente joy of life vai alegrar a sua vida nesta quarentena e fazer-te esquecer um pouco da loucura da realidade actual. Bjs e não deixem de conferir a série


 

Sem comentários :