sexta-feira, dezembro 04, 2020

A melhor série de todos os tempos: Nirvana in fire ou "Lang Ya Bang"

Hoje terminei de ver novamente Nirvana in fire, e sem sombra de dúvida continua a ocupar o top da melhor serie que já vi. Estava já eu decepcionada com as últimas series que tenho visto e decidi novamente embarcar nessa viajam que é Nirvana in fire. Precisava algo pra atiçar novamente meu vicio nas obras orientais e Nirvana in fire é sem dúvida o antidoto que eu precisava. Não canso de elogiar esta série e o recomendo a todos que querem visualizar uma obra inteligente que nos fará rir, chorar, gritar de entusiamo, praguejar. Foram tantas emoções com este drama que não tenho palavras pra descrever o tão épico que foi de o visualizar novamente. Terminei os 54 episódios em uma semana e agora sinto-me vazia já não sei o que ver pra preencher este vazio e será difícil encontrar outra série com o mesmo padrão. Nirvana in fire realmente pôs um padrão tão alto que é difícil outra série o superar, tanto em produção, cinematografia, estória e actuação. Foi um sucesso estrondoso tanto do público como da crítica que o consideram uma das melhores obras produzidas da china. 


Muitos consideram Nirvana in fire, a versão chinesa de guerra dos tronos mas definitivamente a declaração não faz justiça a essa obra porque ela supera muito o tão famoso guerra dos tronos. Acho que a única similaridade entre estas duas obras foram, o sucesso que tiveram com o publico e a luta pelo trono que abordavam. Mas para quem já está habituado à dramas chineses sabem que 90% dos temas retratados nos dramas sempre envolvem lutas/esquemas pela posição do imperador. E não contam de ver cenas de nudez ou sexo mas antes sim, uma batalha de esquemas de mentes brilhantes. 

Não vou falar do enredo que envolve o drama pois já o mencionei na última postagem mas antes vou  hoje vou falar o porquê de Nirvana in Fire é a melhor série que já vi e os 5 motivos de o pôr na vossa próxima lista a ver.

1) Personagens:

O forte de Nirvana in fire é sem dúvida as suas personagens: Personagens fortes, inteligentes, humanas que nos fará chorar e rir. Todas as personagens tinham um lugar na estória e todos mas todos os actores foram excepcionais a dar vida a estas personagens. Bem começo a falar do nosso personagem principal Mei Chungsu/ Su Zhe/ Lin Shu


Bem a estória revolve em torno desta personagem, Mei Changsu. Conhecido estrategista do mundo pugilista que volta a cidade sob pseudónimo de Su Zhe. Ele volta a cidade com intuito de ajudar o príncipe Jing a tomar o trono e revelar a verdade sobre os 70mil soldados mortos pela ordem do imperador. Mei Changsu é também chefe de uma conhecida aliança de pugilista e rede de espionagem. Ele tem sob seu comando várias pessoas leais a ele que não medirão o esforço para revelar a verdade por detrás da suposto traição do pai Lin Xie ao actual imperador. 

Acho que nunca fiquei tão fascinada quanto a escrita e interpretação de uma personagem como Meg Changsu, inteligente, perspicaz, articulador, e com uma mente brilhante. Ele conseguia prever o movimento dos seus inimigos e conseguia estar 10 passos à frente dos esquemas dos mesmos. Sem contar que era engraçado quando queria ser. A escritora desta obra é sem sobra de dúvida muito inteligente para poder dar vida a uma personagem como esta. Há vários momentos que fiquei surpresa com os jogos políticos entre as personagens. 

Claro que também outro personagem que brilhou seria o imperador...

Bem a estória de Nirvana in fire não é apenas uma mera vingança ou trazer a verdade sobre os que foram injustiçado mas principalmente fazer o imperador reconhecer seu erro ao tomar a decisão de aniquilar os 70mil soldados que deram vida a proteger a nação. Para dizer a verdade o imperador foi o maior vilão desta estória ( não quero dar spoiler) pois fez o que fez só pela ganancia, egoísmo e tirania. Pois via os filhos como ameaça ao trono e aceitar os erros cometidos no passado estava fora de questão. Esta personagem realmente é a reflexão de vários lideres que temos no mundo afora. Há uma frase que a personagem Xia Jiang diz ao imperador: "É melhor matar um inocente do que deixar livre um suposto criminoso". Isto diz muito do caracter do imperador pois mesmo sabendo que a pessoa é inocente pelo crime ele estava disposto a matar só para não aceitar seus erros.

Outra personagem que tinha que mencionar seria o Xia Jiang, chefe de agência Xuan Jing (policia da atualidade digamos assim). Ele foi instigador que acusou o príncipe Qi de traição e que levou a morte do exercito Chyan. 



Xia Jiang realmente foi um vilão a altura da astúcia de Mei Changsu. Gosto quando o vilão é tão esperto quanto o herói e passamos o tempo inteiro a roer as unhas porque o stress é tanto que não sabemos se tudo vai dar certo, se realmente vamos ter um final feliz de todas as tramoias politicas que decorre ao longo da estória. A atuação do actor foi incrível, uma das melhores cenas eram entre a sua personagem com Mei Changsu, eram como ver jogo xadrez entre duas mentes brilhantes. Engraçado que esta personagem só entra em cena já na metade da série mas nem por isso deixarmos de ter vilões com que se entreter. O que não falta nesta estória são vilões inteligentes....Outro que teria que mencionar seria o Xie Yu. 

Outro motivo de apreciar Nirvana in Fire é que ao contrario da grande maioria das séries sobre guerras, esquemas politicas, traição, onde as personagens femininas quase nunca desempenham papel de relevo e estão meramente como objetivo de sedução, nesta série podemos contar com personagens fodas que participam tanta nas estratégias politicas ou nas cenas mais grotescas das batalhas. Não vou falar de todas mas terei que mencionar algumas como: Qin Banrou, a Gong Yu, Xia Dong, a consorte Jing e a nossa princesa Ni Huang. 


Bem para que esteja a espera de romance em Nirvana in fire, podem procurar outra série. Apesar de meu coração sofrer com a princesa Ni huang já estava a contar que romance não teria lugar nesta série.


Ni Huang é uma princesa que foge às regras ao convencional. Ela tinha um exército sob seu comando sem contar que sabia artes marciais. Logo no primeiro episódio conseguimos ver o quanto foda a sua personagem será na trama. Ni Huang era noiva do Lin Shu e após descobrir a identidade de Mei Changsu (Lin Shu), ela apoio-o 100%  e está disposto a tudo para ajudá-lo mesmo sabendo que com a sua decisão, eles não terão muito tempo juntos. 

2) A Escrita/Estória:

Esta é a segunda vez que estou a ver esta série e fico maravilhada de encontrar alguns detalhes que se passaram despercebidos antes. A escrita realmente é magnifica pois não há buracos na estória e tudo foi como teria que ser....Desta vez não teria que estar atenta a 100% nas legendas para tentar perceber a estória e pude assim apreciar mais a série no seu todo, e dar atenção aos pequenos detalhes que aparecem nos primeiros episódios mas que só serão revelados mais à frente da trama. Os diálogos entre os personagens eram puro poesia e sempre com significado pós detrás. 

"Certo e errado só pode ser justificado no coração de cada um. Tu achas que estou errado mas desde quando eu acho que tu estás certo? Marquês Yan. 

Outra frase que teve muito significado que chorei horrores foi o diálogo entre Mei Changsu e o imperador. Quando o Mei Changsu explica ao imperador o porquê da última frase do príncipe Qi: "O pai não conhece o filho e o filho não conhece o pai".

Sabes quando os escritores subestimam a nossa inteligência como espectadores? Fico possessa quando isso acontece e posso contar que é a razão de dropar várias séries. Felizmente isso não foi o caso Nirvana in fire, pois a escrita é tão meticulosa, a trama e as intrigas politicas foram executados na sua perfeição e em nenhum momentos somos levados a pensar que estamos a ser manipulados. Há tantas reviravoltas e passamos o tempo inteiro a beira de ataque de nervos e ansiedades porque nada é previsível. Há vários momentos CARALHO!!! E todo o subplot e as estórias por detrás de cada personagem contribuíram para a estória principal e o desfecho da trama. 

Recomendo a ver esta série sozinho pois acredito que merece toda a vossa atenção. Terão que estar atentos a acompanhar a trama e usar vossos neurónios para estar a par da inteligência das personagens. Se fores dessas pessoas que não gosta de pensar muito recomendo a escolher outra obra e não Nirvana in fire. Aos iniciantes às obras orientais também não o recomendo pois a trama no seu todo é bastante complicada e há várias personagens, pode ser um pouco confuso e fácil de perderem-se com o enrendo. Por isso já vos aviso, não desistam da série após os primeiros episódios pois estes são uma mera introdução a estória, e conhecer a relação entre as personagens pois a relação dos personagens vai ser um factor importante a perceber a trama no seu todo. 

Nirvana in fire merece segunda visualização para apreciar a obra no seu todo sem dúvida. Os tradutores desta obra foram excepcionais pois mesmo que haja muita perda dos diálogos conseguiram com maestria trazer toda a carga emocional e não se perdeu muito da tradução.  O final foi lindo e cheia de emoção, chorei horrores quando deram o nome do novo exercito "Chang Lin", os caracteres  do nome significavam: Que o legado de Mei Changsu e Lin Shu vive pra sempre.

3) Cinematografia/ produção e OST:

Bem temos que parar e apreciar a cinematografia desta séria, pois cada cena é dígina de porta retrato. A produção se superou e muito. O vestuário a etiqueta e linguagem corporal tudo foi minuciosamente executado. Desde ao simples servir chá quanto as saudações foi muito bem feito. Podem reparar que quando a princesa Ni Huang descobre a identidade de Mei Changsu ela em vez de o saudar como um camarada /homem a homem ela já o faz tendo-se em conta a posição de mulher que ela é.... Vários detalhes que só com a segunda visualização conseguimos perceber.... 



A ost foi outro ponto forte do drama e várias das ost foram interpretados pelos actores principais. 



Vejam as letras das músicas e vão se emocionar ainda mais. Totalmente fiel a estória...

4) Estilo Wuxia/ Guerra

Para quem é fã de cenas de artes marciais bem elaboradas e coreografadas e também cenas mais  grotesca de guerra vão apreciar muito Nirvana in fire.  Quando falamos de artes marciais há dois personagens que se destacam: O nosso querido comandante guarda real, Meng Zhi e o fofo Fei Liu. Encontrei esse video no youtube com algumas cenas de Fei liu... 


Podem contar com várias cenas incríveis de lutas e cenas mais violentas de guerra também. Eles não pouparam os espectadores quando se trata de cenas grotescas de sague. Tudo é muito gráfico por isso já aviso para os mais sensíveis estarem preparados. A direcção foi extraordinária nestas cenas pois é difícil coordenar os milhares de figurantes nestas cenas de batalhes com a qualidade que fizeram. Foi muito real as cenas de pescoços degolados, explosões, cavalos massacrados e mais. 

Os esquemas das batalhas me fizeram lembrar muito o filme Red Cliff... Pois no campo da batalha a inteligência vale muito mais que o número de soldados, e Mei Changsu sem sombra de dúvida tem proveito da sua fama de ser um dos melhores estrategistas, tanto na intriga politica como no campo da batalha. 

5) Bromance não Romance

O bromance ou irmandade nesta estória é forte..... O que não sofri pela falta de romance sofri duas vezes mais pelo bromance entre a personagem Mei Changsu e o príncipe Jing. Sério que foi aquilo?? A química entre os dois era muito forte, passei a maior parte da série a gritar que nem maluca a espera do tal momento que o príncipe Jing descobrisse a verdade da identidade de Mei Changsu, pois não conseguia ver Mei Changsu a sofrer....


A lealdade, amizade entre os dois era lindo de se ver. Principe Jing sentia remorsos de não conseguir estar ao lado do amigo, no passado quando tudo aconteceu.  Por sua vez Mei Changsu conhece tanto a personalidade do amigo que está disposto a fazer todo o trabalho sujo, pois sabe que este nunca terá coragem de envolver inocentes nas intrigas politicas: "Para vencer o mal, os inocentes serão feridos". Ele assim faz o papel de mau da fita e carrega assim "às costas" as consequências das suas acções, se bem que nunca chega a ser cruel propriamente dito, como os vilões. 




Vamos contar que além do príncipe Jing, Mei Changsu tinha química com quase todo o elenco, ahahaha Adorava as cenas entre Mei Changsu e o amigo médico, Lin Chen e as cenas com o general Meng Zhi era puro deleite. Shipeii ele com quase todos!!!



Bem termino a postagem a dizer que podem encontrar a série completa no youtube, as legendas estão em inglês infelizmente. Ou podem o ver com legendas em português no website:  https://www.viki.com/tv/22943c-nirvana-in-fire

Sem comentários :