terça-feira, dezembro 31, 2013

Dorama de semana: Answer me 1994 / Reply me 1994

Em 2012, o sucesso de Answer me 1997 foi tanto que os produtores decidiram fazer uma continuação da série, intitulada Answer me 1994 em 2013. Muitos fãs adoraram a noticia mas também ficaram apreensivos que o novo Answer seja uma decepção, não conseguindo manter a qualidade do seu antecessor. Eu confesso que fui uma dessas fãs que não via com bons olhos a continuação de um dos melhores doramas que a Coreia já fez, pois eu sou da apologia que não se deve mexer numa estória/conceito que já é perfeita. Vamos tomar como exemplo o que aconteceu com Dream High 2, que foi um fracasso em relação ao seu antecessor, tanto na audiência como pela critica. Por isso, dado ao extenso histórico dos fracassos dos remakes/ sequências/ prequela whatever, eu estava com medo que o novo Reply tivesse o mesmo destino dos demais. Mas felizmente para a minha alegria, o novo Reply conseguiu suprir todas as expectativas e conseguiu ser, até melhor do que o Reply me 1997 o que já era dificil na minha opinião. Para os que acompanham o blog, sabem como eu adorei o Reply me 1997  e o considero como uma das melhores séries já feitas sobre a amizade e família, e não imaginam a minha felicidade quando o reply me 1994 conseguiu trazer os mesmos sentimentos de nostalgia  dos anos 90. 




Reply me 1994 segue a estória de 7 estudantes de diferentes regiões da Coreia a viver em Seul na pensão Shinchon. Amizade, família, eventos que ocorreram nos anos 90, surgimento de bandas kpop, basketball são alguns dos temas retratados ao longo da série. Semelhante ao reply me 1997, as cenas também alternava entre o presente e o passado.


Mas chega de comentários e vamos conhecer as personagens

Sung Na Jung (Go Ara). Adooooooooorava ela. Briguenta, comilona e fã incondicional do jogador Lee Sang Min. A garota era bastante inteligente, tirava sempre a melhor nota em tudo. Ela tinha uma personalidade difícil de aturar sem contar com o hábito que ela tinha de morder as pessoas quando ficava bêbada. Adorava os momentos fangirl onde corria atrás do Lee Sang Min e as cenas de briga dela com os outros.

Alguns momentos insano da Na Jung!!







Ssuregi (Jung Woo). Apelidado de lixo (sseuregi) pelos colegas, Ssuregi era um rapaz desleixado, comia comida estragada, usava roupa suja, era desorganizado e porco. Como os outro diziam, ele era meio homem meio animal kkkkkkk. Adorava a relação dele com Na-jung, tipo cão e gato, sempre estavam a brigar ou a discutir. Ele era de uma cidade de interior da Coreia de nome Masan e estudava  medicina em Seul.




Chilbong (Yoon Yeon Seok) era um talentoso jogador de baseball. Ele era o único que era de Seul mas acaba por ir viver na pensão para ficar perto da Na Jung e tentar conquistá-la. Era óptimo em desporto mas péssimo em estudos, um tanto burrinho. Gostei muito desta personagem, não é qualquer homem que passa 6 anos à espera de uma mulher, mas eu sentia um pouco pena dele. 


Samchunpo (Kim Sung Hyun). Adoravaaaa esta personagem!! acho que gostei tanto do primeiro episódio de reply me 1994 por causa dele. Nunca ri tanto como foi nas primeiras cenas dele. Samchunpo como o apelido já diz, ele era da cidade Samcheonpo. Entre todos, ele era o mais novo (18 anos) apesar de aparecer o mais velho. Estava sempre a reclamar e era um pouco mesquinho com as coisas dele.  


Jo Yoon Jin (Min Do Hee) era da cidade Yeosu. Yoon Jin era fã do Seo Taiji um dos membros de um grupo kpop que fazia sucesso na altura. Ela era outra versão de Shiwon do reply me 1997. Passava horas à espera, no frio, para ver seu ídolo Seo taiji, comprava centenas de cassetes e CDs do grupo e chegou até de tentar suicidar, quando o grupo separa. Vendo reply me aprendi que ser fã na Coreia de Sul é um caso sério, viu!! As coisas que ela fazia pelo Seo Taiji eram inacreditáveis. Mas eu adorava quando ela ficava bêbada e começava a contar segredos de todos. kkkkkkkkkk.


Haitai (Son Ho Joon) outra personagem que eu adoreiiiii. Haitai era aquela personagem que não tinha sorte com a mulherada. Passava a vida a ser dispensado pelas namoradas que arranjava nos encontros. Ele era da cidade de Suncheon que todos confundiam com Samcheonpo. Era também melhor amigo da Na Jung e andava sempre à bulha com o Samchunpo.

Binggeure (baro) era um rapaz tímido que lutava com o dilema entre seguir medicina e o sonho de se tornar músico. Ele era primo de Chilbong e melhor amigo de Sseuregi já que os dois frequentavam o mesmo curso. Penso que entre todos ele foi o que menos brilhou, não teve um papel de relevo na estória em comparação aos outros. E houve alguns momentos que tive dúvidas em relação a sua sexualidade. 

Além destas personagens, eu não podia deixar de mencionar os pais da Na-Jung, interpretado pelos mesmos actores de reply me 1997. Adorei voltar a ver os mesmos actores para personagens diferentes mas com as mesmas personalidades e os mesmos nomes. 


Reply me 1994 é um dorama obrigatório para qualquer doramaniaco, principalmente para os que gostaram de reply me 1997, pois todas as características que fizeram o sucesso do reply me 1997 também está presente neste novo reply. Hoje em vez de falar sobre o drama em si, vou indicar as razões de eu ter gostado tanto deste drama e de o considerar como um dos melhores do ano de 2013:

1) A amizade 

A amizade é um dos temas que sempre adorei ver retratado nos doramas/filmes. Encontrar-se para beber, comer ou simplesmente para dizer asneiras, brigar uns com os outros e fazer as pazes, partilhar cama, casa, comida, desilusões amorosas, segredos. Adorei todas estas cenas!! Sinto uma certa inveja de não ter uma amizade dessas como é retratado no reply me 1994. Adorava as cenas onde eles se encontravam para beber e conversar. O interessante é que nem precisavam ter algum assunto sério para nos despertar interesse ou mesmo nos fazer rir. As conversas eram sempre as mais banais e corriqueiras possíveis, desde discutir ídolos a diferenças entre as suas cidades natal, ou quem eram mais bonito/feio do grupo ou quem casariam no futuro se tivessem que escolher, cenas destas fizeram toda a diferença para tornar reply me 1994 tão real e credível ao publico. 


2) O quotidiano


O enredo de reply me 1994 é basicamente o quotidiano dos anos 90! Não tem, por assim dizer, um roteiro definido. Ao ver reply me 1994 é impossível não ser invadido por um sentimento de nostalgia dos anos 90 mesmo não tendo vivido na Coreia do Sul, pois estas histórias são um pouco universais, salvaguardando algumas diferenças entre cada pais. Referências históricas como os dramas que fizeram sucesso, grupos kpop, música, crise económica, início do desenvolvimento tecnológico, como aparecimento de telemóveis, computadores portáteis, mundial de 2002, todos estes temas são abordados neste drama. É como se tivesse a ver retrospectiva de uma década. Adorei ver eles discutirem nomes de alguns actores que se tornaram bastantes famosos, como o Bae Yong joon ou mesmo o Lee Jung Jae.

3) O triângulo amoroso e o mistério sobre o marido!



O triângulo amoroso é arrastado ao longo dos episódios até ao último, e a nossa dúvida para saber quem era o misterioso marido da Na-jung quase que nos mata. O escritor realmente conseguiu manter o mistério ao longo dos episódios. Eu passei os episódios todos a tentar adivinhar e sempre mudava de opinião a cada cena kkkkk. Devo confessar que gostei muito como o triângulo amoroso é conduzido, ao contrário do anterior, neste reply, a torcida era bastante equilibrada, 50%/ 50%. Uns queriam Chilbong, outros queriam Sseuregi e houve uns até que preferiam Haitai para ser o marido da Na-Jung. Eu praticamente gostei dos dois, mas achei que Sseuregi combinava mais com Na-Jung do que Chilbong, apesar dos dois passarem a vida a discutir. Por outro lado, como não torcer pelo amor do Chilbong? Ele esperou muitos anos pela Na-jung....Outra questão que gostei muito neste drama é que não sabiamo-nos dos nomes verdadeiros dos personagens, o que tornava a chance de qualquer um ser o marido, ainda maior.

4) O Reencontro de Reply me 1994 com Reply me 1997


Então imaginam a minha felicidade ao retornar a ver um pouco da estória de reply me 1997, praticamente 1 ano após o seu termino? Foi sem dúvida um dos episódios mas engraçados da série, ri tanto desta cena, onde os dois personagens desempenhado pelo mesmo actor se encontram. É difícil dizer qual dos pais gostei mais tendo os dois as mesmas personalidades que eu gostei tanto. Ver o elenco todo de reply me 1997 na tela, trouxe-me tantas saudades!!!



5) Original Soundtrack (OST)


Acho que nunca gostei tanto das músicas antigas como foi neste drama. Realmente deu-me a sensação de estar a viajar no tempo mesmo não tendo estado na Coreia do Sul.




.
 Outras músicas que fizeram a minha felicidade e amar este drama:





Estas foram as razões de eu ter gostado tanto do Reply me 1994 e o considerar um dos melhores doramas, não só do ano mas dos que eu já vi. Tronei-me fã incondicional do escritor Lee Woo Jung e tentarei ver o próximo trabalho dele, pois se continuar escrever estórias como estas, tem o meu apoio total. Agora já posso dizer sem medo que quero outro Reply me. 

4 comentários :

Cecília disse...

Eu confesso que fiquei super animada por causa do seu post hahahahahahaahahah SÉRIO! Mas como eu sou uma pessoa que não curte muito dramas "colegiais" e acebei de ver dois seguidos UHSHUASHUASHUASUHASUH ~~Vitória~~ eu preciso assistir outra coisa bem diferente por hora *o* Mas eu amei seu post...vc faloud e tudo q eu já esperava que esse drama representasse...e prometo a você, que quem sabe em breve, estarei assistindo essa história :)))

Parabéns pelo post ;*

Maryssol disse...

Olá Cecília,
Percebo o teu receio com os dramas colegiais. Eu tb já passei da idade para continuar a gostar destas estórias kkkk. Mas reply me não se encaixa no estilo colegial, eu diria que é mais um drama do que outra coisa. Um drama sobre o amadurecimento e a transição para a vida adulta. Sei lá, reply me 1994 tem seu próprio estilo e isso é que o torna especial.
Veja e não vais arrepender, isso eu garanto, ainda mais se gostares do seu antecessor, reply me 1997.

Cecília disse...

Maryssol!
Como você sabe estou vendo o Replay 1994 e estou...SIMPLESMENTE AMANDO CADA MINUTO, CADA SEGUNDO! HAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAH Nossa...eu tô louca, porque não sei com quem ela vai ficar... olha, esse drama é mais divertido e mais sei lá...é um sentimento mais lindo que eu desenvolvi por este! BOM, eu sou team "Lixo" hahahahahaha acho o outro uma coisa de tão fofo...massssss, pra mim, que a entende...quem a compreende mais em toda a sua loucura..é o lixo *o* e eu me apaixonei por ele viu...ele não é o que podemos chamar de bonito...mas tem alçgumas coisa nele que chamou de mais minha atenção...e eu namoraria ele de boa ahhaahahahahahah é de fato, estou surtando liiiiiiiitros hahahahaahahahah quando eu acabr, a gente conversa sobre *o*

Maryssol disse...

Cecilia,
Eu sabia que ias gostar!!!!. Reply me tem este poder de conquistar o público. Eu tb torcia pelo "lixo" mas cada vez que aparecia Chilbong, eu mudava de time shshssh Chilbong é muito fofo, não tem como não se apaixonar. Por outro lado "Lixo" era superrrrr engraçado e combinava mais com Na jeong, sem contar que ele era único que a percebia e a aturava. Realmente foi um dos triângulos em que eu mais eu mudava de opnião. Reply é daqueles doramas que eu recomendo sem medo de errar, pois a estória é tão universal e nostálgica que todo mundo se consegue identificar.