segunda-feira, maio 20, 2013

TOP Ten de Romance Oriental

Um dos géneros da cinematografia que me conquistou ao deparar com o cinema oriental é o Romance. Nunca pensei que gostaria tanto deste cinema no que se toca a romances e hoje confesso que é um dos meus vícios quando procuro ver algo daquele lado do atlântico. Para os que nunca viram um romance made in Japão ou Coreia do sul, podem estar a pensar que eu exagero quando falo dos seus romances mas posso garantir, para os incuravelmente românticos, que este cinema tem muito a oferecer e estão bem servidos no que se toca a este género. Para os novos neste território, devo ressaltar que na maioria das estórias há sempre um twist/ reviravolta no final e é sempre bem-vindo quando uma estória nos surpreende pela positiva.
Venho hoje assim falar de uma lista de filmes que considero que está no TOP dos mais belos romances já feitos do outro lado do atlântico e não se esqueçam dos lenços para enxugar as lágrimas porque as glândulas lacrimais vão trabalhar muito. Porém devo ressaltar que esta lista são as minhas preferências deste género, então, muitos podem discordar comigo.

10º Daddy Long Legs

A Coreia do sul é mestre em inventar estórias ultra românticas com um twist sempre no final para nos deixar a berrar e a soluçar. No 10º lugar está Daddy Long Legs. Pelas críticas que existe por aí, muitos não gostaram do filme devido ao seu ritmo lento, mas pra mim fui principalmente este ritmo que me conquistou à primeira, sem contar que este filme tem um dos twist mais legais que já vi num filme. Inventei mil e uma teorias para o final da estória a tentar saber afinal quem era o Daddy Long Legs da protagonista e confesso que o final foi uma verdadeira surpresa ao saber a identidade do tão mencionado Daddy Long Legs. Com um argumento tão original e um dos melhores e mais triste twist final já visto, este filme merece definitivamente o 10º lugar dos mais belos romances.





 9º Koizora

Agora é o Japão a presentear-nos com este belo romance Koizora ou Sky of Love. Koizora é uma estória triste e ficamos ainda mais tristes, ao saber que foi baseado numa estória verídica. Pode parecer cliché, pois de antemão conseguimos prever o final mas mesmo assim não conseguimos ficar imunes a carga emocional deste filme. O que dizer de uma jovem que é violada e ainda sofre um aborto espontâneo…? Lágrimas estão prometidas com este filme extremamente triste que retrata o amor entre dois jovens que parecem predestinados a sofrerem. Tanto o filme como o dorama (série) fizeram enorme sucesso e o livro chegou a vender milhões de cópias só no Japão

.



8º Hanamizuki

A protagonista é a mesma actriz do filme koizora, só este facto torna-se uma razão para ver este filme. É um filme longo e a estória passa ao longo de vários anos e parece que tudo conspira para que os protagonistas fiquem afastados um do outro. É um filme que retrata a distância e o tempo, será que o amor consegue sobreviver a estes dois factores? O que gostei deste filme é que cada um dos protagonistas tinham sonhos que queriam almejar e nenhum estavam dispostos a desistir, por mais que gostassem um do outro. O que eu sofri com estes dois não é brincadeira!!! e o mais cruel é que percebia ambos os lados, e se eu estivesse na mesma situação, faria a mesma coisa. Um tema que é muito retratado nos filmes mas só neste consegui identificar-me e confesso que achei muito fiel à realidade. Ainda por cima tem o actor Toma Ikuta de brinde!!




 7º Il Mare

O seu sucesso fez-lhe ganhar um remake Americano de nome The Lake House. Muitos podem achar que ao conhecer o remake não vale a pena ver o original, mas estão redondamente enganados. Confesso que vi o remake antes de ver o original, mas definitivamente o original é 10x melhor. Estou dizendo isto, não porque não sou fã de remakes mas porque é a verdade. Ao contrário do remake o original é poesia puro. Ritmo lento, atmosfera nubloso, fotografia lindo, música triste, tudo parece feito para levar o telespectador às lágrimas, sem contar que a maioria das falas acontece através das cartas que os protagonistas escrevem um ao outro. E devo dizer que cartas!!!




6º Heavenly Forest
Será possível morrer literalmente de amor? Bem, só mesmo conferindo Heavenly Forest conseguem responder a esta pergunta. Este filme tem uma atmosfera de foforisse que nos consegue agarrar pela simplicidade do enredo e como seria de esperar, tratando-se de um romance oriental, um twist final que fará muitos derramarem-se em lágrimas. As personagens conseguem conquistar-nos de tal forma que entram no nosso sistema límbico do cérebro e recusam-se a sair. Heavenly Forest é assim uma óptima escolha principalmente para os que acham que já viram de tudo no que se trata do género romance oriental, pois há sempre algo novo para se surpreenderem.
" Ela costumava mentir muito. Eu só queria ser enganado mais um pouco por ela"





 5º Secret

Agora é a vez da Taiwan nos surpreender com este belíssimo filme. Confesso que eu não sou muito fã dos filmes Taiwaneses mas este filme me conquistou demasiado, tudo isto porque de início não estava botando muita fé no filme, para que a partir da metade deparava-me cada vez mais vidrada com a estória e tentava a todo o custo adivinhar o mistério do mesmo. E como seria de esperar, as mil e uma teorias inventadas pela minha imaginação não foram suficientes para descobrir o final deste romance. Secret está recheado de músicas clássicas e um dos finais mais vibrante já visto. A cena final e a imprevisibilidade do seu argumento valeu-lhe assim, o 5º lugar nesta lista dos TOP romances orientais.





4º Daisy

Muitos podem discordar comigo, em relação a este filme. Confesso que este filme em comparação a muitos do mesmo género não apresenta nenhuma novidade ou aquele twist que muitos procuram. Não sei a razão de eu gostar tanto deste filme mas eu simplesmente amei e adorei tudo em relação a “Daisy”. Daisy é dor, é poema, é sofrimento, é amor proibido. A música, a maneira como a estória dá-nos a conhecer os sentimentos de cada uma das personagens envolvidas, fez deste filme um poema para ser apreciado. Sem contar que o argumento foi escrito por um dos melhores escritores/realizadores do género romance, o Kwak Jae Young, o responsável por The Classic e por vários outros sucessos.






3º A Moment to Remember

É um dos filmes mais tristes que já vi. Tive que parar o filme na metade para lavar a cara, pois as lágrimas já não estavam deixar-me ver, de tanto que eu chorei. O melhor deste filme é que mesmo sabendo de antemão qual é a estória, somos levados às lágrimas por mais que tentemos resistir. Depois de ver este filme aprendi a nunca julgar uma estória por ser cliché, pois há sempre algo que nos surpreenda. Ressalto a cena da carta que deu muito trabalho às minhas glândulas lacrimais. “A Moment to remember” tornou-se um dos meus filmes preferidos, sem contar que os protagonistas são dois dos actores coreanos que mais admiro, Son Ye Jin e Jung Woo Sung deram um banho de interpretação, conseguem emocionar qualquer coração de pedra com este filme.




2º Be With You

Os últimos 20 minutos deste filme são a razão de este estar no 2º lugar da lista. Podem estar a perguntar como é que apenas 20 minutos conseguem mudar radicalmente a opinião, no meu caso, de uma pessoa? O twist final, o tão esperado quando se trata de género romance oriental, aqui teve um efeito estrondoso para a estória e para a apreciação do mesmo. Tudo isto acontece, quando num núcleo familiar a mãe morre, mas promete voltar um ano depois durante a estação das chuvas. Como isto é possível estando ela já morta? Confiram vocês mesmo este filme, que irá vos envolver num  ambiente mágico e único, que somente os Japoneses conseguem criar.






1º The Classic

The Classic é simplesmente o melhor romance que já vi. O “Pure Love” aqui está bastante presente, pois é difícil ver este filme sem nos tornarmos um romântico incurável, pois a atmosfera transborda deste sentimento. Com algumas partes cómicas, para aliviar o ambiente, este filme consegue conquistar qualquer pessoa que se diz não apreciar muito o género. E quando pensava-mos que a estória tinha terminado e que não tinha mais nada para nos oferecer, vem aquele twist final para deixar-nos ainda mais triste e surpreendidos. Confesso que de todos os filmes, neste eu realmente não estava à espera do twist final e claro como seria de esperar, me derramei em lágrimas. 






Se gostarem destes títulos podem ainda conferir outros do mesmo género “Cyborg Girl”, “More Than Blue”, “Always”, “Love Phobia”, “Architecture 101”, “Bokura Ga Ita”, “My Sassy Girl”, “The Japanese Wife”, “Virgin Snow”, “My Girl and I”, “Fly me to Polaris”, ”Windstruck”, “Yes or No”, "Rainbow Song", "Dolls".

4 comentários :

Anónimo disse...

Eita, deve ter sido difícil fazer uma lista só com 10, tendo em vista, a enorme quantidade de filmes romatincos orientias maravilhosos. Concordo com quase todos, mas colocaria Il Mare em 1º lugar, pela originalidade do roteiro e pela fotografia que mesmo se fosse um filme mudo já valeria a pena assistir, e acrescentaria um filme vietinamista chamado o O cheiro do papaia verde.

Maryssol disse...

Obrigada pelo comentário. Pois foi difícil mesmo escolher apenas 10, tendo em conta a quantidade de romances orientais que tem por aí. Il Mare é mesmo um filme maravilhoso, e uma das qualidades de Il Mare é que não era necessário as falas, só a fotografia chegava para torná-lo lindo.
O cheiro da papaia verde já tenho há muito tempo no computador mas infelizmente ainda não tive oportunidade de visioná-lo. Um erro irreparável que vou tentar corrigir, quanto mais cedo possível.

Miguel disse...

É bem verdade, tudo aquilo que disseste sobre este género de cinema nesta parte do mundo. já vi e adorei os nºs 1, 2, 3, 4, 6 e 7, além de Cyborg Girl, Always, My Sassy Girl, Virgin Snow ou o muito bom Windstruck. Talvez faça uma lista dessas, mas tal como no teu caso - tenho a certeza - irá ser muito difícil escolher apenas 10. Bjs.

Maryssol disse...

Olá Miguel, Obrigada pelo coment!

Nunca considerei-me uma pessoa romântica mas estes filmes realmente me tocaram. Engraçado que gamei tanto no género que ando a caçar outros títulos. Ando há bastante tempo à procura de um filme japonês de nome "Love Letter" que ouvi falar muito bem, mas infelizmente ainda não o encontrei.

Não sei qual o segredo dos orientais mas eles tem um modo diferente de representar o amor.