terça-feira, março 05, 2013

Filme da semana: Tada, Kimi wo Aishiteru (Heavenly Forest)

Conseguiram novamente...Quando penso que nenhum romance vai mais surpreender-me, deparo-me com este magnifico filme. Já tinha dito neste blog que os orientais eram mestres em romances e conseguem  emocionar qualquer coração de pedra. Engraçado é que quando não conhecia nada que vinha daqueles lados, pensava que todos os filmes orientais eram sobre samurais e Kung Fu, nunca pensei que a parada deles eram realmente ROMANCES, digo romances não comédias românticas, estou a falar daqueles romances que faz-nos chorar baba e ranho e o nosso coração partido em mil pedaços. A fórmula já vimos em outras tantas do mesmo género mas o que realmente nos surpreende é que por mais que já vimos estes tipos de historias, aparece sempre algo de novo de entre tantas. Tudo depende da realização e dos actores que podem tornar uma simples história num belo, lindo e magnifico história de amor. Palmas para a realização, o realizador soube muito bem conduzir a emotividade deste filme, soube tocar as nossas almas.

Plot: A história começa com o Makoto (Hisoshi Tamaki), um rapaz tímido e de poucos amigos. Makoto  por causa do cheiro de uma pomada que ele usa para alergia da pele, ele começa a se afastar das pessoas. Um dia, na passadeira de uma estrada, ele conhece a Shizuru (Aoi Miyazaki), uma garota sorridente super estranha que está sempre a comer biscoitos. Ela por sua vez tem problemas hormonais e tem aparência de criança, apesar de já ter uma idade adulta. Os dois começam uma amizade e partilham o mesmo interesse pela fotografia. Shizuru acaba por apaixonar-se por Makoto, porém Makoto gosta de uma outra rapariga da classe dele, a Miyuki (Meisa Kuroki).

Para os que pensam que vamos ter um triângulo amoroso, está redondamente enganado, pois apesar de Shizuru  gostar muito do Makoto, ela até ajuda Makoto a tentar conquistar a bela Miyuki. Temos neste filme todos os clichés que já estamos fartos de ver nas películas hollywoodianas, tipo:  rapaz nerd a gostar da rapariga linda e popular da turma e outra nerd a gostar do nerd, sacaram? Pois bem, diferente do que seria previsível, aqui tudo funciona na perfeição. Mas como assim? Isto não é cliché demais? Cliché mas que nas mãos de pessoas certas, pode tornar-se em algo único.

Só mesmo vendo, vocês conseguem perceber a beleza desta película. De inicio, o filme começa como quem não quer nada e a medida que avança, somos agarrados por estas personagens e sem perceber estamos a sofrer, senão mesmo a chorar. Pode parecer banal à primeira vista mas está repleto de surpresas que vão agradar a maioria e deixar um par de corações a abanar, no caso do meu deixou mesmo em pedaços  e atenção aos detalhes pois o realizador deixa um par de pistas que são essenciais e torna tudo ainda mais belo e triste. A narração é de ritmo lento, ritmo este que já estamos habituados nos filmes japoneses e mesmo assim, não deixa de agradar aos mais sensíveis. Cada momento é apreciado e não há pressa em despejar logo tudo de uma vez, por infelicidade dos mais impacientes. A nossa curiosidade para saber o desfecho da história aumenta ao longo do filme e nunca conseguimos prever o que vai acontecer a seguir a cada cena. O final foi lindo não podia deixar de ser!! Lindo e triste!!

Não posso contar mais senão corro o risco de cometer spoiler. Não cheguei a chorar neste filme, pois não sou manteiga derretida apesar do que possa parecer, porém fiquei com um nó na garganta e o meu coração apertado de tão lindo que a historia é. Os actores souberam muito bem desempenhar o papel que cada personagem exigia. A actriz Aoi Miyazaki deu alma a este filme, ela foi maravilhosa, desde que a vi no filme Virgin Snow ela tornou-se uma das minhas actrizes favoritas. E o Tamaki Hiroshi? Bem, ele desempenhou um nerd na perfeição, é quase impossível não se apaixonar por ele. 


A fotografia é outro ponto forte do filme, o verde das florestas é uma marca constante. A cidade Nova York é outro cenário deste filme, aliás não sei se é coincidência ou se os japoneses tem obsessão por esta cidade pois já a vi num par de filmes. A banda sonora com a música Renai Shashin da Ai Otsuka tornou tudo ainda mais belo.

Mais que recomendado, um must see para qualquer fan de romance oriental.  Aqui vai o trailer:

Link para download: Existe online e legendado no youtube http://www.youtube.com/watch?v=g2SRaMRlsDY

3 comentários :

Miguel disse...

Já o conhecia e é ainda hoje um dos meus preferidos, um daqueles filmes que nos fazem pensar sobre a vida e as suas prioridades, forte sem ser demasiado lamechas.

Maryssol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maryssol disse...

O bom dos romances orientais é que são histórias incivelmente românticas sem chegar a ser lamechas. Eu não estava a espera que este filme fosse tão lindo e foi uma agradável surpresa!