terça-feira, junho 11, 2013

Filme da semana: Udaan

vai fazer 2 anos, desde o ultimo filme indiano que vi (Delhi Belly), e já estava a sentir falta deste cinema. Hoje esta falta me levou a ver “Udaan”, um filme que estava na minha lista, há 3 anos desde a sua estreia. Só posso dizer que a escolha não teria sido melhor, descrever “Udaan” torna-se uma tarefa quase impossível, colocar em palavras os sentimentos que este filme me trouxe seria como avistar o vento ou tocar o céu. Nestas horas queria ter o dom da palavra para transmitir, a dor, a angústia, a perseverança, o sonho, a liberdade, o amor, sentimentos estes que me invadiram e fez-me chorar desalmadamente durante as 2 horas da sua duração. Primeiro filme do realizador Vikramaditya Motwane, cujo o talento podemos ver no argumento do filme Dev. D, o filme recebeu óptimas críticas e foi selecionando para certain regard no festival de cannes de 2010.


Plot: Rohan (Rajat Barmecha) volta para casa após 8 anos, depois de ser expulso do colégio interno onde estudava. De volta à casa paterna ele vê-se confrontado a seguir as regras e ordens de um pai violento, autoritário e alcoólatra. Além desse facto é confrontado pela presença de um meio-irmão pelo qual nem sabia da sua existência. Oito anos num colégio interno, e nenhuma visita do pai. A mágoa é grande e a dor aumenta ainda mais quando encontra a intolerância a reinar em casa.

A intolerância dos pais nas escolhas profissionais dos filhos parece um tema bastante dominante naquele lado do atlântico e a índia é um dos países onde é mais visível a influencia dos mais velhos sobre o futuro dos filhos. É um factor cultural, desde o casamento às escolhas profissionais são proferidos pelos mais velhos. Não há direito em trilhar o caminho mas sim desbravar, a passos acorrentados, os planos dos pais, a seguir os sonhos dos mesmos. Ter opinião, sonhos próprios? É melhor desistir, pois os mesmos serão chacinados. Mas apesar de estarmos a falar da India, o tema é universal, mesmo no ocidente muitas das escolhas são ditas pelos pais. O tema do filme já foi retratado em vários outros, como no belíssimo Taare Zameen Par ou no inesquecível 3 idiots, mas Udaan enche-nos de dor e de esperança ao fazer-nos acreditar que há sempre uma luz no fim do túnel, onde somos livres, livres de poder sonhar e acreditar que o impossível pode tornar-se possível.

A Índia é conhecida como um dos países, com maior percentagem de estudantes de engenharia, todos os pais querem que os filhos sejam engenheiros ou médicos, assunto já referenciado no filme 3 idiots. A pressão é tão grande que as vezes levam a consequências graves. Quando é que os filhos deixarão de ser vistos apenas como investimento bancário? Será assim tão difícil um pai aceitar o filho como ele é, sem cobrar ser o melhor. 

Em Udaan, Rohan vê seus sonhos serem massacrados dia após dia, ao ser obrigado a assumir o negócio do pai e seguir a carreira de engenharia. A violência reina na casa e a palavra amor é desconhecido pelo dicionário. Mas a mensagem mais importante que este filme passa, além de seguir os sonhos, foi a coragem de se libertar e mergulhar no desconhecido, no universo da independência. Medo, receio? Isto tudo faz parte do crescimento e amadurecimento. Udaan significa voar, voar rumo à liberdade, um grito de liberdade.

“Se pudesses ver a enseada, saberias o que eu penso,
Se pudesses ouvir as ondas, saberias o que eu penso,
Remova seu véu de obstinação, e olhe além da janela,
Se enxergares além do convencional, saberias o que eu penso,
Se tivesses fé em ti como eu tenho, caminharias sorrindo comigo,
Se pudesses ver as cores que eu vejo, caminharias sorrindo comigo…”


A banda sonora foi impecável e maravilhosa, as letras das músicas mais pareciam poemas e sempre estavam associados ao tema principal do filme. Posso dizer que a banda sonora foi uma das melhores que já ouvi num filme. Infelizmente não consegui arranjar nenhum video com as letras das músicas.





Só de ver o trailer as lágrimas já me vem aos olhos, só consigo achar uma palavra para descrever o filme, INSPIRADOR.


Engraçado que nestes últimos dias só tenho vistos filmes com mensagem inspiradora. “The Happy Life” e “Udaan” são filmes que emocionam e deixam uma mensagem primoroso sobre a vida, simplesmente quem não sonha já está morto. Quem me dera ter a capacidade de escrever estórias que conseguem emocionar milhões e inspirar as mais diversas almas. Um must see obrigatório.

Sem comentários :