sexta-feira, agosto 13, 2010

Filme da semana

Hoje vi dois filmes que abordam o mesmo tema mais de uma maneira completamente diferente. Estava eu nas minhas andanças pelos blogs que costumo ler e deparei com um filme que achei interessante. Trata-se do filme do realizador Ken Loach "A fond Kiss" que retrata o conflito cultural de uma relação entre uma irlandesa e um muçulmano paquistanês. Qual a minha surpresa, apesar do argumento não ser a mais original, o filme em si, me surpreendeu bastante.


Mas antes de ver o filme eu na minha ignorância e levada pelo erro dos outros pensei que fosse paquistanês e fiquei atónico quando vi a cena aquecer, what hell???? não está acontecer?? será que estou a ver, o que estou a ver??? A cena não é das mais originais de tantas que já vi por aí, mas o que me deixou de boca aberta é que num pais que só de falar de sexo na tv podes ir preso ou levar chibatadas, não é hábito e nem regra de ver uma cenas dessas. Conclusão geral: o filme não era afinal paquistanês e certamente nunca chegou a estrear naquele pais. Mas deixando os apartes, vou falar um pouco do filme.


Casim (Atta Yaqub) apaixona-se por uma professora irlandesa(Eva Birthistle) e com isso depara-se com vários obstáculos, desde família a conflitos culturais, para corresponder a esse amor. Mas os obstáculos não é só de um dos lados mas também do outro lado, já que a jovem é católica e professora de uma escola católica. Mas apesar de dois lados terem muito a perder, se decidirem ficar juntos, o dilema principal encontra-se do lado do Casim. Pois ele depara-se entre a escolha de um amor incompreendido aos olhos da sua cultura e entre os laços familiares e um casamento arranjado. O bom do filme é que consegues perceber as atitudes tanto da família como da moça. De um lado a família não quer ver a casa envergonhada e humilhada aos olhos dos vizinhos e fazem de tudo para impedir a tal união, pois um muçulmano casa-se com um muçulmano indepedentemente dos sentimentos (é a cultura a religião). Por outro lado aos olhos de um ocidental, os sentimentos são a base de qualquer casamento.
Limk para Download: http://www.megaupload.com/?d=0LV9UX0L

Mas este tema é já abordado em vários filmes, um deles é East is East. Já neste filme o assunto torna-se mais cómico. Um imigrante paquistanês vê-se perante a tarefa de educar os filhos a serem bons muçulmanos um pouco dificil num pais ocidental que não segue os costumes e a tradição. Pra complicar ainda, a esposa é britânica e apesar de ser um boa esposa e respeitar a cultura do marido não consegue implementar a cultura nos filhos. Mas tudo isto com cenas mais hilariantes e engraçadas possiveis já que os filhos não se consideram muçulmanos e tão poucos paquiataneses. Este filme nos mostra como os jovens, filhos de imigrantes, comportam em relação a cultura e religião dos pais e a reacção de um pai que tenta a todo o custo impor o seu dominio e autoridade aos filhos. Em 2010 vai estrear west is west, uma continuação deste filme em grande parte com os mesmos actores (Mal posso esperar para ver!!!).
Link para Download: http://www.megaupload.com/?d=35R8H2P9

Então aqui vai duas opções para uma sessão da tarde, o primeiro é mais virado para o drama enquanto que o segundo é um pouco soft e super engraçado. Vou finalizar este post com os trailers dos filmes e espero que vocês divirtam como eu.



Sem comentários :